Origem
A origem do Bichon Frise é europeia e acredita-se que seja uma mistura do barret com o maltês. São reconhecidos internacionalmente por ter origem Espanhola e Belga, apesar de terem sido reivindicados pela França. Estes cruzamentos resultaram nos chamados Bichons, que foram divididos em quatro tipos: o Bichon Maltês, Bolonhês, Havanês e o Teneriffe. O Teneriffe, depois se tornou o Bichon Brise, que se desenvolveu na Ilha Canária de Teneriffe. Na França, na corte de Henrique III, eram tão bem tratados e enfeitados, onde provavelmente tenha-se originado o verbo bichonner ("enfeitar"). Eles chegaram a se tornar bem populares na França e Espanha, e depois por algum motivo no século 19 deixaram de ser tão apreciados.
Por ser um cão esperto, ele sobreviveu realizando truques nas ruas com vendedores ambulantes, entretendo pedestres. Durante a Primeira Guerra Mundial foram quase extintos, sobrevivendo graças a alguns criadores franceses. Durante a Segunda Guerra foram quase extintos novamente, e apenas depois da sua chegada à América nos anos 50 que tiveram seu número aumentado.
Caracteristicas
As características físicas do Bichon Frise começam pelo seu tamanho que é um cão de pequeno porte, medindo de 17cm a 30 cm, seu peso varia de 4Kg a 8Kg. Outras características do Bichon Frise são suas orelhas caídas, e sua pelagem longa e cacheada, possuindo subpelo. Sua pelagem é apenas branca.
Temperamento
O temperamento do Bichon Frise é descrito como alegre, brincalhão e sociável. São espertos e aprendem alguns truques rápido, se mostram também bastante sensíveis, atenciosos e afetuosos. Apesar de latir bastante, são bons para morar em apartamento devido ao pequeno porte, e não exigem demasiados exercícios físicos.
Doenças
Os cães de raça como o Bichon tem tendência a desenvolver doenças hereditárias, que não aparecem juntas. As principais doenças do Bichon Frise são as dermatites alérgicas, cálculos renais e otites. As dermatites são alergias que aparecem na pele, que nesta raça é sensível, por isso é preciso estar sempre atento. Os cálculos renais são extremamente incômodos, e podem ser causados devido à alta concentração de proteína e magnésio na alimentação. Já as chamadas otites, são inflamações de ouvido, que aparecem nesta raça devido ao formato de suas orelhas.
Os sinais clínicos destas e outras doenças podem ser percebidos pelos donos quando eles estão atentos a seus animais e percebem qualquer alteração de comportamento. Os diagnósticos são feitos durante a visita veterinária, e quanto mais cedo realizados, mais rápida é a cura. Os tratamentos preventivos são as visitas regulares ao médico veterinário e as vacinações, que devem estar sempre em dia.
Preço
O preço do Bichon Frise varia de acordo com a sua linhagem, pedigree, histórico de doenças familiares, entre outros. O canil e pet shop são os locais mais indicados para a compra. Os preços dos filhotes de Bichon Frise vão de R$ 800 a R$ 2.000 reais.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do Bichon Frisé são referentes ao seu pelo, os demais cuidados são os que envolvem a criação de qualquer cão. Seu pelo precisa ser escovado e penteado a cada dois dias, além de tosar e acertar o corte a cada dois meses. Não costumam soltar pelos, mas eles podem embaraçar por isso é importante a escovação. É de pequeno porte e possui pelagem delicada, por isso não deve viver sempre ao ar livre. O Bichon é um cão ativo, e precisa de exercícios diários como passeios curtos e brincadeiras em casa.