Origem
O país de origem do Bulldog Francês é a França, e o seu próprio nome já denuncia isso. Porém seus antepassados têm origem na Inglaterra e nos Estados Unidos. O Bulldog Francês descende do Bulldog Inglês antigo e é considerado uma variedade da raça do modelo toy (pequeno), muito comum em 1860. Porém seu pequeno porte não era querido na Inglaterra, e assim foram levados para a França. Em sua nova terra foram cruzados com outras raças, e viraram moda entre as mulheres francesas. Por volta de 1898 foram reconhecidos internacionalmente como raça. Ao contrário do Bulldog Inglês que parece ter uma cara de mal humorado, o francês possui uma aparência mais alegre.
Caracteristicas
Nas características físicas do Bulldog Francês, sua altura chega em média a 30cm, e o peso fica entre 8Kg e 14Kg. Este cão é compacto, considerado um toy, seu corpo é musculoso, sólido e com boa estrutura óssea. O focinho é bem curto, e suas orelhas são pequenas e elevadas. Nas características do Bulldog Francês se destacam sua pelagem curta e lisa, já as cores não possuem um padrão, apenas algumas mais comuns. As cores que mais aparecem são fulvo, com marcações de preto e branco, ou branco com marcações pretas e vice-versa. O Bulldog Francês costuma viver em média 12 anos.
Temperamento
O temperamento do Bulldog Francês é calmo, brincalhão e alegre. Cães que priorizam a companhia dos donos precisam sempre de alguém por perto, ou devem ser acostumados com ausências desde filhotes. Devem ser criados dentro de casa, e são ótimos cachorros de apartamento.
Doenças
Toda raça de cachorro está mais propensa a determinadas doenças. As principais doenças do Bulldog Francês são: dermatites, assaduras, problemas respiratórios e colapso cardiopulmonar. Devido ao focinho curto, os problemas respiratórios são os mais comuns. A obesidade também pode aparecer por não se exercitarem muito, por isso é preciso atenção dos donos quanto a atividades físicas. Os sinais clínicos, dependendo da enfermidade podem ser percebidos pelo dono. Mas em todo caso, o melhor dos tratamentos preventivos é visitar o veterinário. Ele pode realizar diagnósticos concretos e indicar o melhor tratamento. Vacinas contra raiva, vírus e bactérias devem estar sempre em dia.
Preço
O preço do Bulldog Francês varia de acordo como sua linhagem, pedigree, histórico familiar de doenças, coisas que apenas em um cão de raça é possível avaliar. Os preços dos filhotes de Bulldog Francês estão em uma média de R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil. Podem ser encontrados em Pet Shops e em alguns sites.Cuidados Especiais
Os Bulldogs franceses precisam de alguns cuidados importantes para evitar doenças. Por ter um focinho achatado e curto, eles têm dificuldades para respirar, precisam sempre estar em lugares frescos e arejados. No passeio, eles não podem percorrer longas distâncias, e é sempre bom levar água e procurar locais com sombra para ele descansar. Quando começam a ficar muito cansados e muito ofegantes, é sinal de que o passeio foi muito longo e é preciso parar.
O melhor é sair para os exercícios no inicio da manhã ou final da tarde, horários em não está muito quente ou muito frio. Eles podem ter problemas no ouvido, por isso é importante limpar periodicamente e com cuidado. Precisa de atenção quanto à limpeza das dobras do focinho, pois tendem a ficar úmidas causando problemas de pele. Um ponto positivo é que não precisam de tosagem.