Tudo sobre pets

Chow Chow

O Chow Chow é conhecido por ser o cão da língua azul, sua beleza e fofura atrai olhares por onde passa.

Área de origem: China

Família: Spitz, Norte (companhia)

Função original:
Cão de Companhia

Tamanho médio do macho:
43 a 50 cm de altura

  • Energia
    2
  • Gosto por Brincadeiras
    2
  • Amizade com Outro Cães
    2
  • Amizade com Estranhos
    2
  • Amizade com Outro Animais
    4
  • Necessidade de Exercício
    3
  • Apego ao Dono
    4
  • Facilidade de Treinamento
    2
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    3

Origem

A origem do Chow Chow, quando se fala em país, é a China. Sua origem é um pouco desconhecida mas se estima que tenha mais de dois mil anos. Há suposições de que a sua imagem já foi usada como decoração de objetos na Dinastia Han, 206 a.C e que durante a Dinastia Tang, um dos imperadores teve em seu canil 2 500 exemplares desta raça. Na China imperial, ele tinha a função de guarda e protetor, e também servia como iguaria para a nobreza chinesa. Ele chegou ao Ocidente em 1780 por meio de um oficial da Companhia das Índias Orientais. Seu registro oficial data de 1895. A Rainha Vitória da Inglaterra se interessou pela raça, o que fez com que chamasse atenção das pessoas na época. Foi reconhecido oficialmente como raça em 1903. Sua aparência sempre atraiu olhares e donos, nos anos 80 chegou a ser a sexta raça mais popular da América. São considerados os preferidos de Sigmund Freud e Konrad Lorenz.

Caracteristicas

Quanto às características físicas do Chow Chow, ele se apresenta como um cão de porte médio, tendo uma altura que varia de 45cm a 50 cm. Uma das características mais marcantes da raça é a presença dos pelos longos na cabeça, lembrando uma juba de leão, e a língua azulada. Seu pelo é liso, resistente e denso. Suas cores são sólidas sendo as mais comuns: preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco.

Temperamento

Os Chow Chows aparentam um ar meio nobre, e não costumam ser muito expressivos, mas se comportam com discrição. O temperamento do Chow Chow é sério, protetor, teimoso e fiel a família. Sua personalidade forte pode deixar marinheiros de primeira viagem um pouco frustrados. É desconfiado com estranhos, porém se tiverem outros animais na casa, ele se dá bem.

Doenças

As principais doenças do Chow Chow são: Displasia Coxo-Femural, Demodicose (sarna demodécica), Glaucoma, Hipotiroidismo. A começar pela displasia coxo femural, por ser um cão de grande porte, ele está disposto a esta doença considerada hereditária. Esta é uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo. A sarna demodécica é um conjunto de lesões que podem chegar ao nível generalizado. Não há cura, apenas um tratamento para amenizar a doença.

Preço

O preço do Chow Chow pode variar de acordo com o seu pedigree, sexo entre outros fatores. Os preços dos filhotes de Chow Chow variam entre R$ 500 a R$ 1,5 mil.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais com o Chow Chow são relativos às atividades, higiene e atenção que ele requer. Por ser uma raça alerta e bem ativa, ele precisa de atividades moderadas, feitas regularmente, não costuma se sentir bem em climas quentes e úmidos, por isso os passeios devem ser feitos de preferência no inicio da manhã e final da tarde. Uma sequência de atividades ao longo do dia podem deixá-los ainda mais saudáveis e felizes. Seu pelo é liso e precisa ser escovado uma vez por semana. O Chow Chow que tenha um pelo um pouco mais áspero precisa se escovado a cada dois dias, ou diariamente quando está no período de troca do pelo. O banho e a visita ao veterinário devem ser feitos de forma regular.

Fotos

chow chow fofo
chow chow fofo chow chow peludo chow chow negro chow chow na coleira chow chow meigo chow chow laranja chow chow guarda chow chow cinza raro chow chow amamentando