Origem
A origem do Cocker Spaniel é a Inglaterra, mais precisamente no século XIV, onde eram usados na caça de aves, na chamada falcoaria. Mas acredita-se que eles surgiram na Espanha, indo posteriormente para Inglaterra onde tinha esta função de caçadores. No século XIX, a raça Cocker Spaniel começou a ser utilizada na caça de galinhas-d’angola, ele também atuava como retriever, buscando as presas e levando-as ao caçador. Assim seu nome Cocking deriva do inglês “woodcock”, que significa “galinha-d’agola”, e Spaniel vem da sua linhagem espanhola. Se tornou popular um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, por ganharem diversos prêmios em exposições de cães. O Cocker Spaniel Inglês deu origem ao Cocker Spaniel Americano, porém o inglês é o mais popular, chamado simplesmente de Cocker Spaniel.
Caracteristicas
As características físicas do Cocker Spaniel começam pela sua cabeça, que é arredondada, com orelhas grandes e caídas, e olhos redondos que dão a impressão de amigável. Suas orelhas de inserção baixa, na altura dos olhos, coberta de pelos é o que mais chama atenção. Costuma ser um cão popular devido a sua boa aparência. As características do Cocker Spaniel quanto à pelagem são: lisa, farta, de textura sedosa, com franjas no final do comprimento. Suas cores são variadas, sendo o marrom e caramelo as apresentações mais comum. A altura do Cocker é, em média, 40 cm. para os machos e 38,5 cm. para as fêmeas. O peso fica entre os 12Kg e 15Kg.
Temperamento
Quanto ao temperamento do Cocker Spaniel, pode-se dizer que são dóceis e afetuosos por natureza. Inteligentes, costumam ser obedientes, e são também muito devotados, gostam de estar na presença da família. Ativos e agitados, gostam de correr e praticar atividades físicas.
Doenças
As principais doenças do Cocker Spaniel são a Otite, Entrópio, ectrópio, doenças de pele. Além dessas doenças, ele tende a ganhar peso facilmente podendo chegar à obesidade e o fato de serem muito gulosos também ajuda. Por isso precisam se alimentar em horários estabelecidos. A otite é uma doença comum no Cocker devido à forma de suas orelhas que tendem a aumentar a produção de cerúmem. A otite é muito dolorosa para os cães, por isso é preciso manter os ouvidos sempre limpos. Os diagnósticos dessa e outras doenças apenas podem ser feitos por um profissional veterinário. As visitas periódicas à clinica ajudam a evitar doenças, e ali devem ser tomadas todas as vacinas contra raiva, vermes e bactérias.
Preço
O preço dos cães de raça como o Cocker variam de acordo com sua linhagem, pedigree, sexo, entre outros. Os preços dos filhotes de Cocker Spaniel estão estimados em R$ 300 a R$ 1.200 reais.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do Cocker Spaniel envolvem as atividades físicas e outros cuidados com seu corpo. O Cocker é um cachorro que necessita de passeio ao ar livre todos os dias, realizando longos passeios, e atividades físicas no quintal. São muito ativos e precisam gastar essa energia para viverem bem. Socialmente, convivem bem dentro de casa e gastam energia no quintal.
O próximo cuidado é em relação ao seu pelo, que deve ser escovado de duas a três vezes por semana, e cortado de acordo com o gosto do dono. Mas uma recomendação é fazer aparos na região da cabeça, e cortes ao redor dos pés e da cauda a cada dois meses. Um ponto crucial e que precisa de cuidados são os ouvidos dos Cockers. Os donos não devem deixar entrar água no ouvido do cão, e eles devem estar sempre limpos. Esta raça tem mais propensão a doenças no ouvido por isso é preciso atenção, e aparecendo sinais clínicos, ele deve ser levado para o veterinário.