Origem
A origem do Lulu da Pomerânia (Splitz Alemão Anão), é a Alemanha e seus antepassados eram resistentes puxadores de trenó. A Pomerânia é uma região da Alemanha daonde se acredita que ele veio, e começou a ser chamado assim quando chegou à Inglaterra. Uma das teorias mais usadas e aceitas é de que sua versão anã descende dos primeiros cães a serem domesticados, de todas as raças caninas. Por isso recebem a classificação de ‘Cães de Tipo Primitivo’, por conservarem ainda grande parte das características herdadas das Raposas. Esta raça de cachorro chegou à Europa com os vikings, e foram mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450. O Lulu da Pomerânia foi reconhecido pelo English Kennel Club em 1870. Eles gostam de ser dominados por isso precisam ser treinados desde filhotes. Atualmente, na internet, o Lulu da Pomerânia ficou famoso através do cão de nome Boo, pertencente a esta raça. A dona do Boo divulgou vídeos e fotos na internet com o cachorro vestido de formas fofas e em posições cativantes. Ele faz sucesso e tem milhares de seguidores no Instagram e Facebook.
Caracteristicas
As características físicas do Lulu da Pomerânia começam pelo seu tamanho que chega no máximo a 28cm e pesa 10Kg, no maior deles. Quanto às características do Lulu da Pomerânia, no que diz respeito ao seu pelo, ele é longo, liso e encorpado. Suas cores são variadas embora mais comuns no branco, castanho, laranja cinza lobo, podendo ter uma mistura de duas cores. Uma traço marcante é uma pequena juba que envolve seu pescoço e peito.
Temperamento
O temperamento do Lulu da Pomerânia alegre, afetuoso e vigilante. São inteligentes e aprendem rápido quando são ensinados, podem ser um pouco teimosos devido a sua independência. Eles se adaptam bem a diferentes ambientes, e são perfeitos para quem mora em apartamento.
Doenças
Algumas raças de cães estão mais propensas a ter determinadas doenças que outras, além das enfermidades que atacam todas as raças. As principais doenças do Lulu da Pomerânia são: Entrópio, Atrofia progressiva da retina, Luxação de Patela. A luxação de patela é um deslocamento do osso que no corpo humano corresponde ao joelho. Quando ela acontece, os sinais clínicos são vistos rapidamente. Nos casos graves é preciso cirurgia.
Já a Atrofia progressiva da retina é uma perda gradual da visão, que acontece nos primeiros seis meses de idade e não tem cura, podendo levar a cegueira. O Entrópio é a inversão das pálpebras, o que geralmente irrita os olhos. Pode ser revertida por meio de intervenção cirúrgica.
Os tratamentos preventivos são as visitas periódicas ao veterinário e sempre observar o cachorro. Os veterinários realizam os diagnósticos e indicam o melhor em tratamento. Dentro de outras medidas importantes, está as vacinações, que devem estar sempre em dia, assim evitando outras doenças como a raiva.Preço
Quem deseja ter um Lulu da Pomerânia precisa investir um pouco. O preço do Lulu da Pomerânia varia de acordo com o pedigree, linhagem, se é macho ou fêmea, entre outros fatores. Os preços dos filhotes de Lulu da Pomerânia estão por volta de R$ 1.000 a R$ 2.500 reais. Fêmeas costumam custar mais caro por serem reprodutoras.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do Lulu da Pomerânia (Splitz Alemão Anão) não são complicados e podem deixá-los mais bonitos e saudáveis. Iniciando por seus pêlos que devem ser escovados semanalmente, e os banhos devem ser mensais. Eles são considerados higiênicos e raramente apresentam cheiro forte. Dificilmente contraem doenças, mas mesmo assim as visitas ao veterinário são importantes. A ração deve ser especifica, eles comem em poucas quantidades. Os passeios devem ser feitos diariamente, este é um cão agitado que precisa se exercitar e gastar energia.