Tudo sobre pets

Pit Bull

Apesar da má fama, os Pitbulls são cães de natureza dócil, inteligente e devotada a seus donos.

Área de origem: Estados Unidos da América

Família: terrier, mastiff (bull)

Função original:
bullbaiting, cão de luta

Tamanho médio do macho:
35 a 60 cm | 15 a 35 kg

Outros nomes: American Pit Bull Terrier

  • Energia
    6
  • Gosto por Brincadeiras
    4
  • Amizade com Outro Cães
    1
  • Amizade com Estranhos
    2
  • Amizade com Outro Animais
    1
  • Necessidade de Exercício
    6
  • Apego ao Dono
    5
  • Facilidade de Treinamento
    4
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    2

Origem

O país de origem do Pitbull é o Estados Unidos, e a sua história começa no século XVII. Os ascendentes do American Pit Bull Terrier eram praticantes do bull-bating, ou seja, luta de cães com touros, entretenimento para a sociedade da época. Muitos especialistas afirmam que o PitBull é a versão melhorada do Bull and Terrier, antepassado do Bulldog, cão usado no bull-bating. Para serem usados nestas lutas, os criadores faziam cruzamentos e aprimoravam as raças de combate. Em 1835, quando o esporte foi proibido, os donos passaram a usar os cachorros para lutar entre eles. Para estas rinhas, os cães continuaram a ser aprimorados e cruzados com outras raças, sempre visando a melhorar suas atividades de luta. No século XIX, o bull and terrier e os cães de rinha da Inglaterra e Irlanda foram levados para os Estados Unidos. Ali chegaram e foram cruzados, dando origem ao Pitbull como é conhecido hoje. Tornou-se uma raça bem popular nos Estados Unidos. Por causa de sua fama de agressivo, alguns países determinaram medidas restringindo sua criação, no Rio de Janeiro, por exemplo, eles são proibidos de circular nas ruas antes das 23h.

Caracteristicas

Dentre as características físicas do Pitbull, está seu corpo musculoso e sua estrutura óssea bem desenvolvida, não à toa são um modelo de cachorro forte. Seu pescoço é grosso e curto e suas mandíbulas, fortes e bem desenvolvidas. Eles chegam aos 30cm de altura e podem pesar até 50Kg. Nas características do Pitbull quanto à sua pelagem, destaca-se que ela é curta e lisa, disponível apenas nas cores preto, marrom claro e marrom escuro.

Temperamento

O temperamento do Pitbull é dócil com seus donos, e ativo. Um modelo de cão de guarda que está sempre atento, podendo se mostrar um pouco agressivo na presença de estranhos. Quando bem criados, não apresentam riscos às pessoas à sua volta pois sendo uma raça de cães ágeis e inteligentes, a sua educação e treinamento desde filhote é fácil e permite que cresçam mais comportados e obedientes. Devido à sua força na mandíbula, é recomendado que em passeios ao ar livre circule com focinheira.

Doenças

As principais doenças do Pitbull são Displasia coxo-femural, Atrofia progressiva da retina, dermatites. Muitas dessas doenças são hereditárias, outras são as que a raça está mais propensa a ter. As dermatites são as enfermidades mais comuns, são alergias que eles ganham ao longo da pele. Já a atrofia progressiva da retina é uma doença ocular, que pode levar à cegueira. Sejam estas ou outras doenças, é importante observar sinais clínicos, e levar o animal para receber os diagnósticos o mais breve possível. Os tratamentos preventivos consistem na visita periódica ao veterinário, vacinações em dia e atenção dos donos ao comportamento e alterações no cão.

Preço

O preço do Pitbull é definido de acordo com seu sexo (fêmeas possuem valor mais elevado), pedigree, linhagem, histórico familiar de doenças, entre outros. Os preços dos filhotes de Pitbull variam de R$ 500 a R$ 2 mil.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais do Pitbull são principalmente com relação à pratica de exercícios diários e carinho. Este é um cão ativo que precisa de passeios diários e brincadeiras em casa. Ele precisa gastar sua energia, do contrário pode se sentir frustrado e se tornar mais desobediente ficando agressivo. Além disso, a prática de atividades físicas contribui para que fiquem mais saudáveis. O Pitbull é um excelente acompanhante de corrida, mas até os dois anos de idade, eles devem fazer apenas caminhadas, e nenhuma outra atividade mais pesada. Eles precisam ser bem alimentados, isso interfere no pelo e na saúde. É um cão que vive facilmente no quintal, e não se adapta muito bem a apartamentos. É preciso cuidado redobrado no frio, época em que ficam mais sensíveis. Sua pelagem é curta e requer poucas escovações. Durante passeios públicos é recomendado que os donos coloquem a focinheira no cão, garantindo a segurança de todos os pedestres.

Fotos

american pitbull terrier
american pitbull terrier pitbull preto pitbull red nose pitbull olho verde pitbull malhado pitbull filhote pitbull cinza pitbull branco pitbull pit bull red nose

Vídeos