Origem
A origem do São Bernardo é mais antiga do que se imagina, ele descente dos antigos molossos romanos. Introduzido na Suíça, na região dos Alpes Suíços entre 1660 e 1670, ele se tornou famoso por resgatar viajantes perdidos na região. Com capacidade de farejar uma pessoa soterrada em até 3 metros de profundidade, ele se tornou um herói. Uma lenda que o cerca é a de um São Bernardo chamado Barry salvou mais de quarenta pessoas no período de 1800 a 1810.
Mas antes de resgatar, sua missão era proteger as propriedades. O São Bernardo ficou assim famoso e costumava trabalhar na neve perto do monastério de Saint Bernard, por isso o seu nome. Até hoje, os monges mantêm a tradição de criar esses cães para atração dos visitantes. Até 1830, seu pelo era registrado como curto, quando foram introduzidas outras raças dos Alpes, ele ganhou os pelos longos. A raça teve seu padrão definido em 1887 na cidade de Berna, Suíça. Caracteristicas
As características físicas do São Bernardo começam pelo seu grande porte. O peso de um adulto macho fica em torno de 70 a 90 Kg, a fêmea fica pouco abaixo disso. São encontrados com a pelagem curta ou comprida, sua estrutura física é bem desenvolvida e forte. As características do São Bernardo quanto à cor da pelagem é marcante, sendo a mais comum branca com uma capa ferrugem nas costas, manchas pretas na região dos olhos e orelhas.
Temperamento
O temperamento do São Bernardo é conhecido por ser dócil, amável, e calmo. Vigilantes e muito ativos, são conhecidos também por sua inteligência. Quanto ao seu comportamento, pode-se dizer que é um ótimo cão de guarda, com excelente habilidade no trabalho de resgate, devido ao faro bem desenvolvido. Um cachorro que se dá bem com as crianças e é leal a seus donos.
Doenças
Cães de raça como o São Bernardo estão propensos a algumas doenças, muitas inclusive genéticas. As principais doenças do São Bernardo são: obesidade, doenças cardíacas e displasia coxo-femural. A obesidade se dá pela grade alimentação e falta de exercícios, é preciso evitá-la para que ele não ganhe outros problemas de saúde. As doenças cardíacas aparecem principalmente nos casos de obesidade, caracterizadas pela dilatação e alterações das válvulas cardíacas.
A displasia coxo-femural é uma doença hereditária que afeta muitos cães da raça. Ela consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas de locomoção, dor e incômodo. Os diagnósticos podem ser feitos apenas por um veterinário, por isso a visita periódica a uma clínica é fundamental como forma de tratamentos preventivos. Quando se dá atenção ao animal de estimação, fica mais fácil perceber a aparição dos primeiros sinais clínicos. A vacinação também é importante e deve estar em dia para evitar doenças como a raiva.
Preço
O preço do São Bernardo varia de acordo com a sua linhagem, sexo, histórico médico entre outros. Os preços dos filhotes de São Bernardo estão em uma média de R$ 900 a R$ 1.500 reais.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do São Bernardo apesar de seu tamanho, não são tão grandes e complicados como se imagina. Não é um cão de difícil manutenção, ele precisa de cuidados como exercícios diários, e pode conviver em locais não tão grandes. Um passeio para eles já está de bom tamanho. O exercício garante que ele seja um cão saudável. Por serem apegados aos donos, gostam de companhia. Sua alimentação deve ser balanceada, ele come a quantidade adequada para um cão de seu porte. Sua pelagem requer escovação semanal, principalmente nos de raça de pelo comprido.