Origem
A origem do Weimaraner vem da realeza Alemã, do século XIX. Seu nome vem do esportista grão-duque Karl August, de Weimar, Alemanha, e acredita-se que foi criado para ser um cão de caça. Entre as raças que o formaram estão: Saint Hubert e outros hounds franceses, o Pointer de Pêlo Curto, o Pointer Espanhol, o Bloodhound e o German Schweisshunds. O Weimaraner foi considerado um cão de caça fino, e se instinto o transformou hoje em um excelente cão policial. Seu padrão foi estabelecido apenas em 1800.
Para quem desejava ter um exemplar da raça era preciso pertencer ao German Weimaraner Club, do contrario não eram comercializados. Ele chegou até a América após um americano conseguir entrar no clube e ter permissão para levar dois cães da raça para outro continente. Tornou-se popular apenas após a Segunda Guerra Mundial. Além da caça foram criados para práticas esportivas.
Caracteristicas
As características físicas do Weimaraner começam por seu tamanho, que pode atingir de 69cm, e pesar até 45Kg no caso dos machos, e as fêmeas chegam até os 65cm e pesam até 40Kg. As características do Weimaraner no que tange seu pelo podem ser duas: curto e grosso, ou longo, liso e macio. A cor mais comum da sua pelagem é os tons de cinza, sua cabeça e orelhas costumam ter um tom mais claro que o do corpo. Seus olhos são arredondados de cor âmbar, suas orelhas longas e largas, desenvolvidas para baixo. Quanto a seu corpo, possui pernas compridas, pescoço e corpo musculosos.Temperamento
O temperamento do Weimaraner é descrito como teimoso e ao mesmo tempo dócil. São inteligentes, e por ter esta forte personalidade precisam de donos experientes para adestrá-los. São cachorros corajosos, ativos que adoram correr, não à toa eles trabalham como policiais. Se não praticarem exercícios e caminhadas todos os dias, podem se tornar agressivos, já que não conseguem gastar sua energia.Doenças
Cães de raça como Weimaraner podem desenvolver algumas doenças hereditárias além de doenças comuns nos cachorros. As principais doenças do Weimaraner são: displasia coxo-femural, doença auto-imune e osteodistrofia hipertrófica. A displasia coxo-femural é uma doença hereditária, uma alteração física que acontece na articulação entre o fêmur e a bacia do cão. Esta doença causa problemas de locomoção, dor e incômodo. Já a doença auto-imune acomete os cães dessa raça nos casos de estresse acentuado.
A osteodistrofia hipertrófica é uma doença cujos sinais clínicos são febre, letargia e dificuldade de locomoção, ela costuma aparecer por volta dos 4 a 8 meses e pode ser fatal, os veterinários acreditam que a elevação dos níveis protéicos na alimentação são a causa dessa síndrome que pode ser fatal. Os tratamentos preventivos para estas e outras doenças são as visitas regulares ao médico veterinário, vacinação em dia. Diagnósticos devem ser feitos apenas por um profissional, que indica o melhor tratamento.
Preço
O preço do Weimaraner pode variar de acordo com seu pedigree, linhagem, histórico familiar de doenças, entre outros. Canis e pet shops são os locais mais indicados para compra de cachorros, os preços dos filhotes de Weimaraner vão de 700 a 2 mil reais. Compras na internet não são seguras pois não é possível avaliar com precisão o cachorro.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do Weimaraner envolvem principalmente a prática de atividades físicas diárias. São cães de grande porte e muito ativos, por isso atividades exaustivas diariamente são obrigatórias, para que gastem suas energias. Moram bem dentro de casa, mas precisam de espaço em algum momento do dia para correr e explorar. Seu pelo é fácil de manter já que é curto, basta escovar de vez em quando e dar banho a cada 30 dias.