Origem
A origem do gato American Shorthair é pouco conhecida, sua pátria oficial são os Estados Unidos. Eles provavelmente chegaram ao país com os colonizadores ingleses em seus navios, onde eram usados como caçadores de ratos, e chamavam atenção por ter saúde bastante resistente, vivendo mais que outros gatos. Durante o início do século XX, algumas raças que chegaram à América cruzaram com o American Shorthair, o que acabou por descaterizá-lo, dando origem a gatos com cores e pelagens variadas.
Ele passou a ser conhecido como Domestic Shorthair, e em 1966 criadores se empenharam a fazer a uma reprodução seletiva, o que teve como resultado o American Shorthair como é conhecido hoje e acabou sendo rebatizado. Não à toa, muitos gatos que não possuem raça, popularmente chamados de “vira-latas”, tem uma forte semelhança com eles. O que diferencia um animal com pedigree é que este é reproduzido apenas com gatos da mesma raça, gerando sempre filhotes com o mesmo padrão físico e temperamental.
Caracteristicas
Sobre as características físicas do American Shorthair, pode-se dizer que é um felino de porte médio, com uma cabeça um pouco mais longa do que larga. Seu focinho é curto, sem ser achatado e seu queixo bem definido faz com que ganhe a aparência quadrada. As orelhas são triangulares, médias e apontadas para cima, com pelos apenas na parte de trás. Quanto às características do gato American Shorthair, sua pelagem é descrita como curta, e as cores são: branco, preto, creme, vermelho, e cinza (em um tom azulado). Vivem em média entre 15 a 18 anos, e chegam a pesar de 3,5Kg a 7Kg.
Temperamento
O temperamento do gato American Shorthair é alegre e afetuoso. Muito ativos, gostam de caçar e adoram um desafio, lidam bem com crianças uma vez que gostam de brincadeiras. São bons moradores de apartamento, não miam com muita frequência e são inteligentes.
Doenças
O American Shorthair é um gato resistente a doenças, porém alguns gatos de raça como ele apresentam enfermidades hereditárias. Das principais doenças do gato American Shorthair, a que se destaca é a cardiomiopatia hipertrófica (CMH), que não possui cura apenas uma série de tratamentos. Esta doença pode levar a parada cardíaca. É importante que os donos os levem sempre para uma visita periódica ao veterinário, o que facilita a realização dos diagnósticos. Os sinais clínicos podem ser observados pela família. A alteração de comportamento do animal de estimação pode indicar o inicio de alguma doença. Os tratamentos preventivos consistem além da visita ao veterinário na vacinação que deve estar sempre em dia.
Preço
O preço do gato American Shorthair é definido para cada exemplar de acordo com sua pedigree, sexo, histórico de doenças familiares. Os preços dos filhotes de gato American Shorthair variam de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil reais. Canis e pet shops são os locais ideais para a compra ou adoção de gatos de raça.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do American Shorthair envolvem sua alimentação, higiene e visitas ao veterinário. Começando por seu pêlo, que por ser curto precisa apenas do cuidado de ser escovado semanalmente, eliminado os fios mortos e ajudando para que na hora de se lamberem não ingiram-nos. Os banhos devem ser dados a cada 15 ou 30 dias, quando estão acostumados desde filhotes, a hora da limpeza se torna mais fácil. Seus olhos são levemente grandes, e deve ser feita uma limpeza semanal com algodão embebido no soro fisiológico para limpá-los adequadamente. Sua alimentação deve ser sempre equilibrada, isso ajuda a mantê-lo saudável e ter um pelo bonito. O American Shorthair é considerado filhote até os 12 meses, e deve ser alimentado com ração própria.