Tudo sobre pets

Oriental

O gato da raça Oriental é conhecido pelo seu corpo elegante, que é longo e fino.

Área de origem: Inglaterra

Tamanho: 4 a 6Kg

Cor:
Disponível em mais de 300 cores

Pelagem:
longa

Nível de Barulho:
exigente e entusiasmado

Personalidade: muito

  • Atividade
    6
  • Gosto por Brincadeiras
    5
  • Necessidade de Antenção
    4
  • Afeição
    3
  • Amizade com Outros Animais
    3
  • Docilidade
    4
  • Independência
    4
  • Inteligência
    3
  • Bom para Crianças
    5
  • Cuidados com a Higiene do Gato
    3

Origem

A origem do gato Oriental começa em 1950, mais precisamente na Inglaterra. Alguns criadores de felinos estavam interessados em obter gatos da raça siamês em cores diferentes das existentes, assim promoveram o cruzamento deles com os gatos: russian blue (azul russo), british shorthair, e SRD de pelo curto. Os filhotes resultantes tinham as características dos siameses, exceto pela cor dos pelos. Quando cruzados novamente com siameses, obtiveram-se gatos ainda mais coloridos, mantendo o porte físico e aparência dos siameses. Ao surgir, cada cor chegou a ser classificada como uma raça diferente, porém quando se verificou que havia centenas deles, era inviável classificar cada cor como raça. Assim, todos os gatos com características de siameses, mas com cores fora de seu padrão foram chamados de oriental. Já em 1970, os gatos da raça balinesses foram cruzados com siameses, o que deu origem ao oriental de pelo longo.

Caracteristicas

As características físicas do gato Oriental como se pode imaginar são similares ao siamês, com algumas pequenas diferenças. Eles possuem um corpo bem fino, não chegam a ser de grande de porte, apenas longos e altos. Sua cabeça é longa de formato levemente triangular, seu focinho fino e as orelhas largas, grandes e bem afastadas, com pontas finas. Seus olhos são de um tamanho médio, sempre na cor verde esmeralda ou jade, apenas os de pelo branco tem olhos azuis. Outras características do gato Oriental é sua pelagem que pode ser bem curta, fina e macia, ou de comprimento médio, fino e um pouco exuberante. Costumam pesar de 4 a 6Kg. Pode chegar a 300 cores, sendo consideradas aquelas que não são padrão dos siameses.

Temperamento

O temperamento do gato Oriental é considerado brincalhão, afetuoso e calmo. O tipo de felino para quem gosta de brincar e interagir, eles gostam de miar e fazem isso para chamar atenção. Portanto pode não ser o gato ideal para morar em apartamento. São muito fiéis a seus donos, gostam de colo e atenção, podendo se mostrar apreensivos ou tristes com a ausência prolongada dos familiares.

Doenças

As principais doenças do gato Oriental são praticamente as mesmas às quais os siameses estão predispostos. Sendo elas: doenças dermatológicas (bolhas epidérmicas, hipotricose congênita, vitiligo, tumor mamário), doenças oculares (estrabismo congênito, degeneração progressiva da retina), doenças neurológicas, doenças músculo-esquelético, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças gastrointestinais, doenças Urogenitais, doenças endócrinas, doenças imunológicas. Os primeiros sinais clínicos de algumas doenças podem ser notados pelos próprios donos. Quando o animal apresenta qualquer alteração de comportamento pode indicar o inicio de alguma enfermidade. Os tratamentos preventivos consistem nas visitas regulares ao médico veterinário, vacinações, e atenção dos donos. Os diagnósticos quanto mais cedo feitos mais fácil fica de realizar o tratamento.

Preço

O preço do gato Oriental varia de acordo com seu pedigree, linhagem, sexo entre outros fatores. Canil ou pet shop são locais mais indicados para a compra de animais de raça, compras na internet de animais não são confiáveis. Os preços dos filhotes de gato Oriental variam de R$ 700 a R$ 1,5 mil.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais do gato Oriental envolvem escovação de seus pelos ao menos três vezes por semana, no caso do oriental de pelo longo. Já os de pelo curto, devem ser escovados uma vez por semana. Isso elimina os pelos mortos, e evita que ao se lamberem eles ingiram uma grande quantidade de pelos. Sua alimentação deve ser balanceada, e de boa qualidade. O médico veterinário pode indicar a melhor ração para a raça. As visitas ao veterinário devem ser feitas no mínimo a cada 6 meses, e sua vacinação, vermífugos, e limpeza dos olhos e orelhas deve estar sempre em dia.

Fotos

gato oriental adulto
gato oriental adulto gato oriental vermelho gato oriental prata gato oriental deitado gato oriental cinza gato oriental branco gato oriental altura gato oriental

Vídeo