Origem
A origem do gato Ragdoll é recente, ele foi criado na década de 1960 nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia graças a Ann Baker. Conta-se que Ann tinha uma vizinha que possuía uma gata de nome Josephine. Era uma felina branca, sem raça, que lembrava muito um Angorá. Esta era uma gata arisca que vivia nas ruas, onde tinha filhotes igualmente ariscos. Certa vez, Josephine desapareceu por dois dias, e quando retornou havia sido atropelada ficando seriamente ferida.
Após o acidente, ela mudou de comportamento, tornando-se totalmente dócil, amigável e carinhosa. Seus primeiros filhotes depois do atropelamento ficavam totalmente maleáveis quando colocados no colo. Ann Baker passou a acompanhá-los e escolheu três filhotes que foram os responsáveis para começar o perfil do Ragdoll. A raça foi reconhecida em 1965 na primeira linhagem, e fora dos Estados Unidos é considerada rara. Há uma curiosidade que circula sobre a raça, dizem que graças a Josephine seus descendentes são muitos resistentes a dor.Caracteristicas
As características físicas do Ragdoll começam por seu tamanho, um gato de grande porte que pode chegar aos 11Kg. Possuem uma boa estrutura corporal, são imponentes, e seus olhos são sempre da cor azul. As características do gato Ragdoll quanto à pelagem, podem ser descritas como macia, sedosa e fofa. São brancos com o chamado colorpoint, que são marcas coloridas nas extremidades como patas, cauda, focinho e orelhas. Conforme vão ficando mais velhos, vão escurecendo. É considerado um gato lento, já que apenas completam seu crescimento com quatro anos de idade.
Temperamento
O temperamento do gato Ragdoll é descrito como dócil, amigável e manso. Costumam dormir com a barriga pra cima, e adoram o colo de qualquer pessoa. São meigos e brincalhões, mostrando ser uma ótima companhia, principalmente para quem recebe visitas constantemente.
Doenças
Gatos de raça podem ser propícios a determinadas doenças, muitas delas hereditárias. O Ragdoll costuma ser um felino saudável que dificilmente fica doente. As principais doenças do gato Ragdoll são obesidade, cardiomiopatia hipertrófica, problemas no aparelho locomotor e visão, rim policistico além de bolas de pelo no intestino. Os primeiros sinais clínicos destas doenças e outras podem ser notados pelos próprios donos. Quando o animal recebe atenção, fica mais fácil perceber qualquer alteração de comportamento, que pode indicar o inicio de alguma doença. Os tratamentos preventivos envolvem visitas regulares ao veterinário, vacinas em dia e atenção. Os diagnósticos destas e outras doenças podem ser feitos apenas por um profissional.
Preço
O preço do gato Ragdoll é determinado de acordo com seu sexo, linhagem, pedigree, histórico de doenças familiares. A compra dos felinos deve ser feita de preferência em canils e pet shops que possuam uma boa referência, compras na internet devem ser evitadas. Os preços dos filhotes de gato Ragdoll vão de R$ 15'mil a R$ 6 mil.
Cuidados Especiais
Os cuidados especiais do Ragdoll são referentes à sua pelagem, alimentação e higiene. São pelos são longos, precisando de escovações apenas semanais, e banhos mensais. Por ser um gato que leva quatro anos para se desenvolver, é preciso cuidados com sua alimentação neste período. Ela deve ser balanceada, com suplementos vitamínicos e rações adequadas. Seus ouvidos durante toda sua vida devem ser limpos semanalmente com produto próprio para isso, feito com o auxilio de um algodão. Os olhos devem ser limpos também com soro fisiológico ao menos uma vez por mês. Os Ragdolls são brincalhões e precisam se exercitar, brinquedos específicos podem resolver o problema, eles servem também de distração quando passam muito tempo sozinhos.